MINHA VIDA FORA DOS TRILHOS, de Clare Vanderpool
O livro Em algum lugar nas Estrelas, que já tem review no blog, fez tanto sucesso por aqui que a Darkside Books resolveu trazer em seu catálogo mais uma publicação de Clare Vanderpool. Minha vida fora dos trilhos é, na verdade, o primeiro romance publicado pela autora e já percebe-se que ela já tinha uma linguagem própria para contar suas histórias.
Abilene é uma menina de 12 anos criada pelo pai aos modos de uma vida malandra nas ruas, sobreviventes da vida. Essa relação entre pai e filha era muito boa e Gideon despertava uma admiração muito grande da filha. Entretanto num rompante, após a menina se recuperar de uma infecção, ele a envia para uma cidade chamada Manifest. A menina foi deixada aos cuidados do pastor provisório da cidade, o Shady, e aparentemente acredita que vai ficar lá só para passar o verão apesar dos indícios dizerem que não é bem assim. Abilene encontra dentro do seu quarto uma caixa escondida com mini-tesouros sem valor comercial nenhum de tempos muitos esquecidos. Entre eles estavam cartas de Ned Gillen endereçadas uma pessoa chamada Jinx. Atrelados a lembranças da memória de uma senhora misteriosa e vivendo na cidade aos cuidados do pastor Shady, Abilene vai conhecendo e se habituando na nova cidade acompanhada de suas novas amigas, Lettie e Ruthanne, com o objetivo de descobrir mais sobre esses rapazes das cartas do passado de Manifest e qual era conexão tudo isso faz com a história de Gideon, pai de Abilene.
A propósito a história de Ned e Jinx se passa na época da Primeira Guerra Mundial (1917 e 1918) e o período que nossa personagem principal está é 1936. Manifest era uma cidade (fictícia) do interior do Kansas repleta de estrangeiros oriundos de vários países Europeus, fazendo com que o povo "puro" dos Estados Unidos vivessem de olhos virados para essa gente nova. A maioria desses imigrantes trabalhavam nas minas por um salário bem baixo e com turnos bem ingratos. Além disso o lugar estava sofrendo há anos pela seca e as pessoas viviam como podiam. Então não era raro você ver Abilene e demais personagens do livro vendo pequenas coisas como valiosas tipo um pedaço de biscoito. E que na falta de dinheiro a troca era algo super comum naquele povoado. Shady na época de Ned e Jinx vendia álcool ilegalmente. Vale lembrar que nessa época havia Lei Seca nos Estados Unidos.
Mais que um caminho de descoberta, a sensação de ler esse livro é que há uma grande lembrança esquecida por toda uma cidade. Ned escrevia as cartas porque tinha se alistado para a guerra, e Jinx, atualmente sumido, deixara aquelas cartas para trás. Essas memórias veem á tona de forma devagar e até mesmo causa um pouco de impaciência para saber até onde iremos com tudo isso, porém o livro te coloca mesmo no lugar de Abilene á procura de algo que conecte ela e o pai no meio daquilo tudo. Depois que lemos Em Algum Lugar nas Estrelas, vemos que este livro não é o melhor de Clare Vanderpool, ainda bem, mas tem capacidade de tocar o coração quando se pensa nele por um tempo. Por isso para os fãs das edições darklove da Darkside, vale a pena conhecer a obra.
ZONA DE SPOILER
Essa é uma área para comentar sobre o livro especialmente para quem já leu. Se você ainda não fez a leitura, recomendamos que feche a review a partir de agora ;)
“Este livro foi cedido ao TRIPLO BOOKS de cortesia pela editora. Independente da parceria, todas as reviews tem como principal característica, a franqueza com as opiniões postadas.”
Percebi bem antes de Abilene quem era Gideon e creio que você também deve ter percebido. O que não esperava era o porque ele havia enviado a filha para a cidade da qual ele preferia se manter afastado. É aí que a coisa se tornou bonita, embora triste não é? Manifest era para Jinx (Gideon) o seu novo lar. Ele aprendeu a amar a cidade, mesmo havendo hostilidade ali, já que ele tinha um passado trambiqueiro. Ned foi o grande responsável por fazer ele se sentir em casa. Por isso que, mesmo ao estar só nas cartas sem necessariamente estar envolvido na historia da cidade por estar na guerra, é um personagem muito presente. A virada para que Jinx viesse a ser aceito e amado por todos ali foi aquela jogada toda feita para que juntassem uma quantia exorbitante de dinheiro para época e comprar o terreno deixado pela viúva Cane, fazendo com que o dono da mina não fosse mais tão onipotente a ponto de não oferecer nenhum direito trabalhista aos mineiros. Todos ali se propuseram a fazer algo pelo bem maior produzindo os elixires e o álcool, ainda que fosse uma atividade ilegal. E ser amado se tornou doloroso após a notícia da morte de Ned, a ponto de fazê-lo deixar a cidade pela culpa que não existia. Porém Manifest nunca deixou o coração de Gideon. Se não, porque deixar a filha logo naquele lugar aos cuidados de Shady, que o abrigou em tempos antigos, se não houvesse um fio de certeza de que lá ela seria bem cuidada assim como ele foi?
“Este livro foi cedido ao TRIPLO BOOKS de cortesia pela editora. Independente da parceria, todas as reviews tem como principal característica, a franqueza com as opiniões postadas.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário