[Latest News][6]

animes e mangás
blogando
charlitto ogami
clube da luta
editora agir
editora aleph
editora arqueiro
editora bertrand brasil
editora biblioteca azul
editora companhia das letras
editora conrad
editora darkside books
editora faro editorial
editora galera record
editora hemus
editora intrínseca
editora jbc
editora L&PM
editora leya
editora LP&M
editora mino
editora nova fronteira
editora objetiva
editora panini
editora pipoca e nanquim
editora planeta
editora ponto de leitura
editora record
editora rocco
editora suma de letras
editora verus
fantasia
ficção científica
filmes
gabriel garcía márquez
h.p. lovecraft
jorge amado
literatura nacional
livros
livros sobre depressão
mariana m miguel
neil gaiman
parceria
quadrinhos
selo nerdbooks
stephen king
thriller
trilogia fundação
watchmen
william gibson

CORAÇÃO SATÂNICO, de William Hjortsberg

darkside-books-coracao-satanico-nova-edicao-post2



Harry Angel é um singular detetive particular que tem seu escritório situado na cidade de Nova York de 1959. Harry certo dia é contratado por um senhor completamente misterioso, chamado Cyphre, intermediado pelo promotor Herman Winesap, para um caso em especial: descobrir o paradeiro de Johnny Favorite, uma estrela da música, ex-participante de uma banda semelhante à de Frank Sinatra. Favorite encontrava-se incapaz em um hospital, depois de ser inutilizado fisicamente e psicologicamente durante o tempo em que serviu o exército na guerra. Mas, de uma hora para outra, ele desapareceu do hospital inexplicavelmente e o novo cliente de Angel, o Sr. Cyphre, tem alguns acertos para fazer com Favorite, pois ele havia financiado parte de sua carreira.


O detetive aceita o caso, acreditando piamente que vai ser um trabalho fácil de se concluir. Disfarçando-se como um interessado em escrever uma matéria para uma revista local, ele vai até o hospital onde Favorite foi visto pela última vez e descobre quem era o ex-médico do músico, mas ao interrogar o doutor, soube através dele que um casal levou o artista embora do hospital há algum tempo. Para piorar as coisas, Angel constata também que o médico tem participação no sumiço de Favorite e arromba sua casa para aguardá-lo para continuar com o interrogatório, sendo bastante implacável nas perguntas. O detetive dá uma rápida saída para um lanche, mantendo-o o médico preso a sua própria cama e ao retornar, encontra-o morto com uma arma na mão e um tiro no olho, aparentando que ele teria cometido um suicídio, apesar de as evidências estarem repletas de falhas que podem provar o contrário.




Harry Angel desaparece da cena do crime sem deixar vestígios de sua presença e se aprofunda mais nos contatos que Favorite teve na época da banda e descobre através de um ex-membro, que ele estava envolvido com magia negra e rituais de vodu, inclusive que havia se relacionado com uma sacerdotisa. Misteriosamente Angel encontra o músico morto de forma brutal e impiedosa em sua própria casa quando pretendia fazer-lhe uma visita para mais perguntas. O crime indica que alguém relacionado ao voduísmo foi o assassino e o detetive começa então a suspeitar que alguém quer incriminá-lo ou está lhe mandando um aviso. Os dois casos de morte acabam complicando grandiosamente a sua vida, pois inspetores “barra pesada” da polícia passam a andar em seu encalço, buscando ligações entre sua presença nas cenas dos crimes e o que de fato pode ter ocorrido.


Entre uma investigação e outra, buscando duas mulheres com quem Favorite teria se envolvido durante seu auge, Angel acaba conhecendo a jovem Epiphany Proudfoot, filha da sacerdotisa que teria tido um caso com o músico. Por casualidade, ela acaba se tornando um alvo do que quer que seja toda essa maquinação e o detetive acaba tendo de protegê-la, o que também resulta em um caso de amor imprevisto entre os dois. Assim, Harry de repente se vê preso dentro de uma teia do oculto, da qual quanto mais tenta se livrar, mais enrolado se torna. Ele não sabe muito sobre seu cliente, que se torna cada vez mais enigmático, dificultando ainda mais o seu trabalho na investigação do paradeiro de Favorite.

Bruxarias, rituais de vodu e cultos satânicos são apenas algumas das coisas que ele vai descobrindo durante suas investidas, mostrando ao detetive um lado do ser humano que ele jamais imaginou que pudesse um dia enxergar. Pessoas que acreditam que no mundo de hoje, apenas os fortes sobrevivem e os fracos devem ser massacrados e extintos, com filosofias de vida que beiram a barbaridade. Enquanto isso, Epiphany Proudfoot tenta mostrar a ele que o voduísmo não é necessariamente um culto de pessoas malignas.

Não importam as artimanhas para escapar do espelho, seu reflexo sempre vai encará-lo olho no olho.





Coração Satânico é simplesmente o livro que me deu um tapa na cara, daqueles bem ardidos. Enquanto o livro caminhava para a revelação final e eu estava todo pomposo achando que tinha descoberto como terminaria, eis que o autor ri da minha inocência e mostra um desfecho completamente original e único, deixando-me uns 10 minutos boquiaberto e com os pelos do braço todo arrepiado. Chega deu pra sentir aquele frio que vem do estômago e vai subindo até o cérebro. Que fechamento arrebatador! Posso garantir que já me senti assim lendo um outro livro recentemente, mas não esperava ser nocauteado novamente em tão pouco espaço de tempo. A leitura é prazerosa e descomplicada, com capítulos curtos e ágeis, mantendo a atenção do leitor do início ao fim. Uma viagem pela Nova York da época, com lugares tão bem detalhados que o leitor se sente caminhando por suas ruas e estabelecimentos como se tivesse vivenciando uma lembrança de um tempo real e distante. Harry Angel é muito Bad-Ass e eu adorei isso nele. Nunca vi o filme baseado neste livro e isso contribuiu para minha surpresa com a trama, mas o mais legal mesmo foi descobrir que o detetive é interpretado por Mickey Rourke, o mesmo ator que interpreta outro personagem durão no cinema: o troglodita Marv, de Sin City.



Quando a DarkSide Books anunciou o lançamento do livro, esperava um material completamente diferente e fiquei muito feliz de ter adquirido este exemplar e ter me surpreendido tanto com a história. A encadernação está maravilhosa, deixando o livro com uma aparência de material antigo, com detalhes dourados e verniz localizado. A ideia da imagem da capa foi genial e pode ser entendida durante a leitura do livro. Para os parceiros a editora ainda enviou um bonequinho vodu muito legal e um cartão que sugere algumas ideias de como usá-lo para pedir coisas boas e eu já dei um jeito de espetar o bichinho fazendo desejos por lançamentos futuros. Conta ainda com uma introdução do autor e uma carta de Stephen King. Para amantes de literatura policial que nem eu, este livro caiu no nosso colo como um presente. Quem busca um mistério original e impiedoso, capaz de prender-lhe durante horas do início ao fim, nem preciso dizer que Coração satânico é o livro que foi escrito para você.


“Este livro foi cedido ao TRIPLO BOOKS de cortesia pela editora. Independente da parceria, todas as reviews tem como principal característica, a franqueza com as opiniões postadas.” 





TRIPLO BOOKS

livros, animes, quadrinhos e mais nerdices

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Start typing and press Enter to search