EDGAR ALLAN POE: COLEÇÃO MEDO CLÁSSICO
Edgar Allan Poe é um grande nome da literatura mundial. Seus poemas e contos influenciam e inspiram, grandes autores e a mais variedade de obras mundo afora. Mesmo conhecendo o autor de nome, eu nunca havia lido Poe até que a Anna Costa lançou um lindo projeto com a tag #12mesesdePoe em seu blog, canal e grupo no facebook. Já no segundo ano do projeto, a ideia consiste em uma seleção prévia de contos e poemas para cada mês para discutir entre os leitores. Como uma coincidência do mundo, a Darkside Books está lançando o selo Medo clássico, desse projeto já saiu uma edição linda de Frankenstein, que já tem post no blog, e essa edição do primeiro volume da obra completa de Edgar Allan Poe que mostro nesse post.
EDIÇÃO //
Essa edição está com design e ilustração impecáveis. É uma ótima forma de conhecer esse autor para quem é marinheiro de primeira viagem como eu, mas também um ótimo item colecionável para aqueles que já são fãs desde sempre.
Os contos estão separados por categorias semelhantes e também há textos de apoio que enriquecem o conteúdo do livro. A capa é preta toda elaborada em letras douradas mesclando com as ilustrações de Ramon Rodrigues
Os contos estão separados por categorias semelhantes e também há textos de apoio que enriquecem o conteúdo do livro. A capa é preta toda elaborada em letras douradas mesclando com as ilustrações de Ramon Rodrigues
CONFISSÕES DE UMA LEITORA NOVA //
De início, fiquei bem assustada ao começar a leitura. Edgar Allan Poe exige mais de mim do que sou acostumada e nas primeiras páginas eu tive dificuldades de entender o que ele me dizia, porém quando menos percebi o texto passou a fluir melhor em minha cabeça, o que me fez crer que é questão de costume.
Por se tratar de contos, me dei ao direito também de ler na ordem que eu quisesse, ou seja, não fui nada linear e funcionou muito bem para mim.
CONTOS //
O livro conta com 15 contos no total + alguns textos de apoio. O que mais gostei foi O Poço e o Pendulo, que apesar de ser o primeiro conto dessa edição, foi o 4º conto que li na minha ordem maluca. A história se passa na época da inquisição e o protagonista é um homem numa câmara escura tentando se safar de morrer nessa sala em uma sessão de tortura. Este conto me lembrou muito os filmes de Jogos Mortais e imagino que sejam filmes totalmente inspirados nesse conto (caso não seja, é muita coincidência). A tensão que ele provoca é muito interessante e surpreendente de ser percebida. Já os contos que menos me identifiquei foram os do detetive Dupin, eu realmente não engolia as conclusões que Poe dava para seu personagem.
+ FOTOS //
“Este livro foi cedido ao TRIPLO BOOKS de cortesia pela editora. Independente da parceria, todas as reviews tem como principal característica, a franqueza com as opiniões postadas.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário