[Latest News][6]

animes e mangás
blogando
charlitto ogami
clube da luta
editora agir
editora aleph
editora arqueiro
editora bertrand brasil
editora biblioteca azul
editora companhia das letras
editora conrad
editora darkside books
editora faro editorial
editora galera record
editora hemus
editora intrínseca
editora jbc
editora L&PM
editora leya
editora LP&M
editora mino
editora nova fronteira
editora objetiva
editora panini
editora pipoca e nanquim
editora planeta
editora ponto de leitura
editora record
editora rocco
editora suma de letras
editora verus
fantasia
ficção científica
filmes
gabriel garcía márquez
h.p. lovecraft
jorge amado
literatura nacional
livros
livros sobre depressão
mariana m miguel
neil gaiman
parceria
quadrinhos
selo nerdbooks
stephen king
thriller
trilogia fundação
watchmen
william gibson

AS CONQUISTAS LITERÁRIAS DE 2016 (CHARLITTO OGAMI)





O ano de 2016 pode ter sido no fim das contas um ano de muitos altos e baixos, onde segui aos trancos e barrancos, mas enfim, passou. Mas o que venho falar para vocês não dos meus problemas e sim no que diz respeito à literatura. Foi um ano espetacular, a começar por eu finalmente ter me encontrado no meu Instagram.

 Ele vivia desatualizado, com poucas postagens mensais e não havia foco, intercalando entre fotos de coleções pessoais, fotos minhas e as vezes livros e quadrinhos. Eu não sabia utilizar o app da maneira correta, postando fotos sem hashtags, sendo visualizado apenas por poucos amigos que eu tinha, amizades pessoais. No final de 2015 eu havia traçado metas literárias, para começar 2016 com mais empenho e consequentemente meu Instagram passou a ter mais postagens relacionadas a livros e HQ's e eu aprendi a usar as hashtags para aumentar o alcance das postagens, tornando os posts mais curtidos, visualizados e ganhando novos seguidores; Instagram's literários e geeks. Conheci bastante gente nova e fiz amigos, compartilhando minhas experiências literárias com outras pessoas.


Foi o ano que comecei meus trabalhos como colunista aqui do Triplo Books a convite da Mari, que inicialmente estava precisando de gente para resenhar quadrinhos e mangás. No começo eu até que estava centrado na minha função dentro do blog, mas inevitavelmente acabei pedindo para poder, de vez em quando, jogar minhas resenhas de livros também, que eu postava apenas no meu Instragram como "pequenas avaliações". Efetivamente minha primeira resenha literária no Triplo Books foi logo após uma outra excelente conquista dentro do ano de 2016, que foi a parceria com a DarkSide Books, onde recebi e resenhei o livro A Noiva Fanstasma de  Yangsze Choo. A editora tem um catálogo que nasceu pra mim, repleto de livros de terror e fantasia, gêneros que eu amo muito e com uma qualidade e luxo que eu admiro muito. No total já recebi 6 livros da editora, 5 deles já com resenhas prontas aqui no blog.



image


Tentei algumas outras parcerias durante o ano com outras editoras que admiro, mas infelizmente não fui selecionado.
Quem acompanha minhas publicações do Blogando já sabe que eu comecei a ler livros em 2006 e de lá pra cá tenho 65 livros lidos. Não sei a média anual de leitura, pois nunca fui de ficar contabilizando anualmente, mas tinha quase certeza que era de no máximo 6 livros ao ano. Eis que me surpreendo ao contabilizar minhas leituras de 2016 e constatar que li um total de 18 livros:
Maze Runner - O Código da Febre [James Dashner]
Millennium 4 - A Garota na Teia de Aranha [Stieg Larsson]
Entrevista com o Vampiro [Anne Rice]
O Vampiro Lestat [Anne Rice]
A Rainha dos Condenados [Anne Rice]
O Oceano no Fim do Caminho [Neil Gaiman]
João e Maria [Neil Gaiman]
Carrie - A Estranha [Stephen King]
Histórias de Horror - O Mito de Cthulhu [H.P. Lovecraft]
Nas Montanhas da Loucura [H.P. Lovecraft]
A Noiva Fantasma [Yangsze Choo]
O Último Adeus [Cynthia Hand]
Prince of Thorns [Mark Lawrence]
Os Pássaros [Frank Baker]
S. - O Navio de Teseu [J. J. Abrams e Doug Dorst]
Dorothy tem que Morrer [Danielle Paige]
A Metamorfose [Franz Kafka]
Órfãos do Eldorado [ Milton Hatoum]
*A lista não está em ordem de leitura
Esta é uma meta que tenho plena certeza de nunca ter alcançado. Eu nunca li mais do que 7 livros ao ano, sou lento e sempre escolho alguns com tantas páginas que me é impossível ser rápido. E quando digo 7 livros ao ano, me refiro a uma data específica que me recordo de ter lido toda a saga Harry Potter. Com base neste novo cálculo, só posso ter lido no máximo uns 4 livros por ano! Como eu me dediquei desta vez!




image


Aí vocês me perguntam:
- Mas Charlitto, você só lia 4 livros por ano e mais nada?
Não, não. Todo o resto do ano eu estava freneticamente lendo HQ's e Mangás, com os quais eu tinha mais facilidade para ler rapidamente e em maior quantidade. Mas ao bem da verdade eu ainda gostava mais desses materiais do que livros, comprando todo mês uma edição e querendo ler no ato, não sobrando tempo para engajar uma leitura de um livro. Enquanto isso minha estante só estava enchendo, hoje beirando aos 215 livros, dos quais não li metade. Tenho hoje por volta de 150 livros não lidos, podendo ler aí por uns 8, 9 anos sem precisar comprar mais nenhum. Mas quem resiste aos lançamentos? Quem resiste a comprar livros, mesmo tendo tantos?
18 livros lidos é uma conquista em tanta. Estou tão orgulhoso de mim que me lancei um desafio: Ler pelo menos 30 livros em 2017. Até o presente momento desta postagem estamos no dia 12 de janeiro de 2017 e já tenho 2 livros na contagem, será que eu consigo alcançar minha meta? Espero que sim.
Enfim, 2016 foi um ano magnífico. A parceria, as leituras, as resenhas, o convite para os trabalhos como colunista, a nova fase do Instagram, as novas amizades e o maior contato com este universo literário me fizeram muito feliz. Que este novo ano seja ainda melhor e repleto de novas conquistas para todos nós.

TRIPLO BOOKS

livros, animes, quadrinhos e mais nerdices

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Start typing and press Enter to search