[Latest News][6]

animes e mangás
blogando
charlitto ogami
clube da luta
editora agir
editora aleph
editora arqueiro
editora bertrand brasil
editora biblioteca azul
editora companhia das letras
editora conrad
editora darkside books
editora faro editorial
editora galera record
editora hemus
editora intrínseca
editora jbc
editora L&PM
editora leya
editora LP&M
editora mino
editora nova fronteira
editora objetiva
editora panini
editora pipoca e nanquim
editora planeta
editora ponto de leitura
editora record
editora rocco
editora suma de letras
editora verus
fantasia
ficção científica
filmes
gabriel garcía márquez
h.p. lovecraft
jorge amado
literatura nacional
livros
livros sobre depressão
mariana m miguel
neil gaiman
parceria
quadrinhos
selo nerdbooks
stephen king
thriller
trilogia fundação
watchmen
william gibson

STAR WARS: A EMOÇÃO DE SER FÃ DESTA GALÁXIA MUITO, MUITO DISTANTE


image

Foi à partir do ano de 2002 (ano de estréia do filme Ataque dos Clones), que me tornei o que eu poderia classificar como um grande fã dos filmes de Star Wars e todos os seus derivados. Até aquela data, todo esse universo era pra mim apenas "OK". E não pensem que foi a Trilogia Prequela que me fez amar mais a saga, muito pelo contrário, foi na verdade um interesse pessoal de re-assistir a saga num momento em que mais um filme estava para chegar aos cinemas. Eu poderia simplesmente ter assistido só o Episódio I e ir pro cinema na estréia do Episódio II, mas resolvi ver a Trilogia Clássica primeiro e foi justamente aí que eu fui fisgado...

image

Quando eu tinha uns 7 anos de idade, lá em 1992, Uma Nova Esperança (IV) , O Império Contra Ataca (V) e O Retorno de Jedi (VI) eram bastante reprisados na TV aberta e eu nunca dei muita importância. O mais próximo envolvimento com Star Wars que eu tinha era o jogo de Super Nintendo (que era difícil pra caramba) que eu alugava de vez em quando pra passar o tempo. Então, de lá para 2002, tudo que eu tinha eram apenas vislumbres dos filmes clássicos e algumas lembranças da Caravana da Coragem (filme com os Ewoks de O Retorno de Jedi). Eu só sabia que tinha um camarada todo de preto com voz cavernosa que era o vilão de toda a saga.
Prestando melhor a atenção desta vez, fui arrebatado pra dentro de um mundo do qual nunca mais eu saí. Star Wars é repleto de personagens carismáticos e cativantes, heróis marcantes como Luke, Han Solo, Leia Organa, Obiwan, C3PO, R2D2 e Mestre Yoda, trazendo o padrão do monomito (A Jornada do Herói) como conceito principal, com o jovem Luke Skywalker partindo em uma grande jornada e adquirindo habilidades para lutar contra o Império Galáctico, o governo totalitário, ditador e maligno da saga.

image

Star Wars é um blockbuster revolucionário que já arrecadou com sua franquia cerca de 20 bilhões de dólares, com uma trilha sonora impecável e original. Cheio de frases memoráveis, como "Que a força esteja com você", mesclando ficção científica com fantasia, influências de filmes japoneses, faroestes, mitologias e guerras. A própria armadura de Darth Vader tem bastante influência nas armaduras dos samurais do Japão.
A ideia que mais gosto na saga é a de várias espécies e seres de outros planetas conviverem entre si. Não apenas isso, como também droids e máquinas, criando assim um universo completo em todos os sentidos. Apesar de o Império ser o "lado mau" da história, não tem como você deixar de se apegar e amar os Troopers e o antagonista de armadura negra, voz e respiração ruidosa, Darth Vader, que passou a ser protagonista da trilogia prequela (A Ameaça Fantasma (I), Ataque dos Clones (II) e A Vingança dos Sith (III)), tamanha sua importância e fama na saga.

image
image

Vader é a "cara" de Star Wars. Qualquer pessoa associa a saga ao vilão, mesmo que não conheça os filmes, sabe que ele faz parte da ópera espacial. Tornou-se um dos maiores ícones da história do cinema e também um dos maiores vilões de todos os tempos. O jovem prodígio Anakin Skywalker, que desde a infância já mostrava-se um grande talento na área da engenharia e pilotagem, atraído mais tarde para o Lado Negro da Força. Junto com ele, outro elemento original que as pessoas lembram rapidamente que vem de Star Wars são os famosos sabres de luz, armas de energia semelhante ao laser, usada pela ordem dos Jedis e pelos Siths, capazes de derreter quase qualquer substância e cauterizar a carne logo após o corte, além de rebater os disparos de blaster e terem variações de cores, sendo os Siths adeptos dos sabres de cores vermelhas.
Só quem ama a saga e seus derivados, sabe o tamanho da emoção que um trailer novo pode despertar. Quando a Disney soltou o teaser de The Force Awakens na época, lágrimas desceram dos olhos de milhares de fãs ao redor do planeta. Com Rogue One não foi diferente, todos se arrepiaram, principalmente pela oportunidade de podermos rever Vader em ação mais uma vez, com a mesma voz  sinistra do dublador James Earl Jones, famoso também por dublar o Mufasa (pai de Simba) em Rei Leão.

image
image

Ser colecionador de objetos derivados da saga é bem fácil, Star Wars está nos filmes, animações, quadrinhos, livros, jogos, brinquedos, colecionáveis, decoração doméstica, roupas e até mesmo em itens farmacêuticos, como band-aids. Porém, é um hobby caro, levando em consideração a infinidade de possibilidades de produtos que podemos comprar. Se você tiver vontade de ter tudo, terá que dedicar todo o seu salário para isso e ainda assim jamais conseguirá adquirir todas as peças lançadas. Eu aconselho a escolher um seguimento e partir dele. Por exemplo, se você só quer decorar o lar, compre apenas jogos de cama, mesa e banho e os utensílios de cozinha. Agora se quiser ir pelos colecionáveis, é uma jornada sem fim. Se já escolheu esse seguimento, bem vindo, eu também estou aqui hahaha.
Minha coleção atualmente não está contabilizada, mas aqui em casa tenho colecionáveis, quadrinhos, livros e roupas. Meu personagem preferido é o Darth Vader, logo minha coleção tem  total foco em peças do personagem. Não tenho, nem de longe, tanta coisa assim, mas devagar e sem pressa vou conseguindo aquilo que gosto.

image

Apesar de toda a expansão do universo de Star Wars para as animações, os quadrinhos e livros, eu tenho uma certa dificuldade em acompanhar tudo, pois também gosto de quadrinhos de super heróis e livros de literatura, outras sagas cinematográficas e séries, não podendo me dedicar apenas a uma saga em específico. Ainda assim, acho que eu não teria condições de conhecer tudo, mesmo me dedicando em tempo integral, pois todos os dias somos bombardeados por mais e mais materiais.
Star Wars conta a história de uma galáxia, logo, pode-se escrever histórias infinitas sobre tudo e sobre todos dentro deste universo, por anos a fio. E para quem é fã, este é o maior desejo: Que ajam materiais derivados de Star Wars para sempre!

image

Ser fã de todo este universo me traz um sentimento único, e atualmente estou completamente realizado com o retorno dele ao cinema e a criação de novas histórias por parte da Disney, que até o momento, está acertando bastante. Principalmente com Rogue One, mesmo que tenha como enredo apenas a missão do roubo dos planos da Estrela da Morte, me trouxe de volta à trilogia clássica, muito mais que O Despertar da Força, apesar de este ter os grandes ícones de toda a saga. Superou todas as minhas expectativas, mais precisamente por cenas específicas que não preciso detalhar aqui.

image

Venham vocês também para o lado negro da força, ou se isso soa muito estranho, venha fazer parte desse incontável número de fãs deste fenômeno mundial. E se serve de dica, assistam os filmes em sua sequência de lançamentos:
IV, V, VI, I, II, III, VII, Rogue One (3.5)
ou até mesmo
IV, V, I, II, III, VI, VII, Rogue One (3.5)
Este último é bem bacana de se fazer, pois vocês serão apresentados aos personagens principais nos episódios IV e V, terão o flashback do passado com o I, II e III, retornando para o fechamento da trilogia clássica com o episódio VI, depois é só ver o VII (que está abrindo uma nova trilogia) e Rogue One (que se passa entre o episódio III e IV).
Eu estou com a força e a força está comigo. Um abraço!

TRIPLO BOOKS

livros, animes, quadrinhos e mais nerdices

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Start typing and press Enter to search