MEU VIZINHO TOTORO
Há anos que eu devo para o mundo assistir Totoro. Além de ser referência de animação, sempre que alguém fala sobre ele, tem aquele ar de nostalgia. Agora eu entendo.
Tonari Totoro, ou Meu vizinho Totoro, é uma animação de 1988 dirigida por Hayao Miyazaki e produzido pelo Studio Ghibli. O filme traz a história de uma família composta pelo pai, o sr. Kusakabe, e as filhas Mei Kusakabe e Satsuki Kusakabe, que se mudam para o campo para poder ficar mais próximos onde a mãe das meninas está hospitalizada. Com a vida nova em uma outra casa, as meninas conhecem os espíritos da floresta (Totoro), que as ajudam em suas aventuras.
O filme é muito simples, na verdade. Sem muitas tramas e reviravoltas para se resolver. Ao mesmo tempo é muito gostoso de ser visto exatamente por isso. Ele traz uma genuína alegria que carregamos conosco na infância, mas também não se conforma em dizer que são fenômenos do nosso imaginário. As criaturas que as meninas vêem e contam para seu pai são vistas por ele de uma forma bem respeitosa e alegre.
Talvez para quem esteja acostumado com as animações mais modernas deva achar o filme um tanto quanto parado, porém venho dizer com o testemunho de uma velha de 26 anos (hehe) que viu esse filme pela primeira vez na vida: é uma delicinha ;)
Nenhum comentário:
Postar um comentário