[Latest News][6]

animes e mangás
blogando
charlitto ogami
clube da luta
editora agir
editora aleph
editora arqueiro
editora bertrand brasil
editora biblioteca azul
editora companhia das letras
editora conrad
editora darkside books
editora faro editorial
editora galera record
editora hemus
editora intrínseca
editora jbc
editora L&PM
editora leya
editora LP&M
editora mino
editora nova fronteira
editora objetiva
editora panini
editora pipoca e nanquim
editora planeta
editora ponto de leitura
editora record
editora rocco
editora suma de letras
editora verus
fantasia
ficção científica
filmes
gabriel garcía márquez
h.p. lovecraft
jorge amado
literatura nacional
livros
livros sobre depressão
mariana m miguel
neil gaiman
parceria
quadrinhos
selo nerdbooks
stephen king
thriller
trilogia fundação
watchmen
william gibson

O Horror de Dunwich, de H. P. Lovecraft




(imagem: Santiago Caruso)
O Horror de Dunwich narra estranhos acontecimentos no vilarejo de Dunwich, em 1913, mais especificamente centrado na família dos Whateley. Lavinia Whateley é uma mulher albina, deformada e nada charmosa, rodeada de rumores sobre bruxarias e feitiçarias por causa de seu pai, que tem reputação de usar magia negra.
 Ela dá à luz um menino, filho de pai desconhecido e de aparência muito incomum e bizarra, com feições de bode e um tom de pele contrário ao da mãe. A criança começa a causar espanto a medida que desenvolve um crescimento desenfreado, aparentando ter dez anos, quando só tinha três.
image
image

As pessoas da redondeza observam e estranham as atitudes da família. O velho Whateley, pai de Lavinia, compra gados de forma desenfreada e ninguém consegue notar qualquer sinal de aumento no seu rebanho. Além disso, ele e seu neto Wilbur começam a trabalhar em uma ampliação do segundo andar da casa e reforçam as proteções das janelas e portas sem qualquer motivo aparente.  Os moradores da região ouvem estranhos sons vindo da casa.




image

(imagem: Santiago Caruso)
Mais tarde, com quase dois metros e quinze de altura e ainda crescendo de forma sobrenatural, Wilbur descobre o livro Necronomicon, logo após explorar conhecimentos proibidos. O Necronomicon é um grimório com rituais de ressurreição dos mortos, ensinamentos de como contactar-se com entidades sobrenaturais e magia negra capaz de trazer antigas divindade à Terra.
Como alguns fragmentos de tradução estão faltando em sua edição do livro, Wilbur sai em busca de uma edição completa pelas bibliotecas das universidades próximas. O que ele poderia estar tramando? Este é um dos grandes mistérios que antecedem o dia do Horror de Dunwich.
“Nem é para ser pensado... que o homem não é nem o mais velho e nem o último mestre da terra, ou que o amontoado de vida e substancia andam sozinhos. Os Antigos eram, Os Antigos são e Os Antigos irão ser. Não nos espaços que conhecemos, mas entre eles, eles andam serenos e primários, unidimensionais e para nós invisíveis. Yog-Sothoth conhece os portões, Yog-Sothoth é o portão. Yog-Sothoth é a chave e o guardião do portão. Passado, presente, futuro, são um só em Yog-Sothoth. Ele sabe onde Os Antigos ressurgiram no passado e sabe onde eles deverão ressurgir novamente...”




image
image

(imagem: sorrowking)
Completamente perturbador e grotesco, este conto foi o que mais me causou inquietação e medo. A cada parágrafo eu ficava temeroso e espantado com o que poderia descobrir ou presenciar. A narrativa vai preparando o leitor para algo completamente inesperado e jamais visto; as descrições e características dos horrores presentes neste conto ficam a cargo da imaginação, com detalhes que cada leitor pode interpretar de forma diferente, pois é incompreensível a mente humana. O horror é completamente psicológico, você vai caminhando pelas ruas de Dunwich junto com os personagens e sentindo o pânico despertar a cada página. Por se tratarem de entidades vindas de eras anteriores a humanidade e ainda de fora da Terra, o autor deixa claro que não é possível descrever o que é enxergado pelos personagens, pois não são feitos de nenhuma matéria de nosso conhecimento, transcendentais a mente humana.
Eu sonhei com esse conto para se ter uma idéia de como mexeu comigo, mas este é exatamente o tipo de horror que eu curto, estes que, o que se passa, é indescritível. Para adentrar no famoso "Mitos de Cthulhu", é essencial que você leia o Horror de Dunwich, pois além de ser uma ótima pedida para este mês do Dia das Bruxas, é também um dos melhores trabalhos de Lovecraft. Super recomendo e bons sonhos.

TRIPLO BOOKS

livros, animes, quadrinhos e mais nerdices

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Start typing and press Enter to search