A GAROTA DINAMARQUESA (2016)
É uma sensação muito gostosa quando um filme consegue te sensibilizar. Não digo pela história, que também é linda, mas de outros aspectos mesmo. A fotografia, a temperatura de cor, a linguagem escolhida, a trilha sonora... Podemos não entender nada de cinema, mas quando um filme provoca isso, você sente que há algo especial, não é?
Estou escrevendo esse post no meu quarto e antes mesmo que pudesse puxar a imagem de Lili e Gerda em minha memória, busquei a soundtrack do filme. Então sim, ainda que não possamos tocar ou sentir cheiros e sabores ao ver um filme, partilhamos uma experiência sensorial muito peculiar com a obra.
A dica de hoje fica para esse filme maravilhoso, que além de ser muito belo em todos os sentidos, nos ajuda a compreender como que se sente uma pessoa que nasceu no corpo errado.
A Garota Dinamarquesa é um filme biográfico sobre Lili Elbe nascida como Einar Mogens Wegener, um pintor casado com uma também pintora, Gerda, e sua descoberta como mulher ao ajudar a esposa posando para que ela terminasse a pintura de seus quadros. Lili foi uma das pioneiras a se submeter a uma cirurgia de redesignação sexual com o apoio de Gerda, que a ajuda, mas entra em conflitos ao perder a pessoa com quem tinha se casado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário