O ÚLTIMO ADEUS, DE CYNTHIA HAND
Alexis (Lex) Riggs é uma adolescente de 18 anos, que vive em Raymond, Nebraska com sua mãe. Ela é uma estudante de matemática e anseia por entrar na faculdade. Sua família entrou em colapso quando seu irmão Tyler (Ty), cometeu suicídio há cerca de sete semanas. Somado a esta fatalidade, Lex ainda tem que lidar com a separação de seus pais, preparação para as provas da faculdade, a tristeza profunda de sua mãe e com seu velho carro verde, que ela apelidou de "limão" e que vive dando problemas. Lex está zangada, quebrada, triste com tudo, ainda assim, suas atitudes no momento são racionais.
Ela frequenta regularmente e contra sua vontade, o psicólogo Dave, recusando-se a tomar remédios contra depressão e pânico. Dave então lhe recomenda escrever seus sentimentos em um diário, que Lex também não aceita de princípio, mas acaba por fim lhe dando esta chance.
Lex e Tyler tinham um bom relacionamento, mas seu irmão suicidou-se, deixando um bilhete colado no espelho de seu quarto escrito: "Desculpa, mãe, mas eu estava muito vazio". Como já não bastasse toda a dor da perda, Alexis começa a ver flashs de Ty dentro de casa, o que faz com que se pergunte se são alucinações ou um fantasma. Ela poderia contar a Dave, mas não quer parecer louca.
Lex se afasta de seus amigos, de seu ex-namorado e raramente conta como se sente para alguém. Seu novo objetivo em meio a este turbilhão de coisas, como as questões familiares e seus planos futuros para entrar na faculdade, é descobrir se Ty está querendo deixar-lhe algum tipo de mensagem.
Muitas pessoas são afetadas pela decisão de Tyler, embora ele provavelmente não saiba o que ele pode ter causado a qualquer um de seus familiares ou amigos. É triste que a sua grande tristeza poderia causar muito mais dor, considerando que ele só queria que ela parasse.
O Último Adeus é um livro para arrancar lágrimas, mas não se assuste, ele trata da perda, mas também do que vem depois e como podemos lidar com situações desse tipo. Eu acho que a maneira como Lex enfrenta as consequências da morte de Ty é bastante autêntica. A tristeza, o desespero, a confusão, até mesmo a raiva que ela tenta esconder, têm seus motivos. Alexis é uma personagem forte, mas ela encontra-se perturbada, e não consegue voltar a ser quem era. Ainda assim, Lex consegue se relacionar com outras pessoas e você consegue compreendê-la devido a tudo pelo que ela está passando.
É uma história linda e de cortar o coração, de amor, perda e de deixar ir. Escrito em primeira pessoa, e em tempo presente, faz com que os leitores conheçam bem a Lex, e da forma como é escrito, ainda consegue manter uma distância entre Lex e seus sentimentos e aproximar o leitor da personagem, em primeiro lugar. Há flash-backs de outros períodos da vida dela, e tudo vai passando a fazer sentido. Os capítulos intercalam entre a narração de Lex e as páginas de seu diário, onde ela conta bastante sobre seus dias ao lado de Ty. Você começa sabendo que algo ocorreu, mas é no decorrer do livro que vamos descobrindo como tudo aconteceu.
Eu simplesmente coloquei Cynthia Hand e seu livro O Último Adeus entre os 10 melhores livros que já li na vida e vou reler ele futuramente. Agradeço imensamente a Editora DarkSide Books por trazer esta obra para os leitores brasileiros. Todos precisamos conhecer esta história e adquirir todo os ensinamentos que nele constam. Recomendo a todos vocês.
“Este livro foi cedido ao TRIPLO BOOKS de cortesia pela editora. Independente da parceria, todas as reviews tem como principal característica, a franqueza com as opiniões postadas”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário