COLECIONAR X ACUMULAR
Todo mundo já colecionou algo na vida: álbum de figurinhas, selos, maço de cigarro, tampinhas, brinquedinhos de Kinder Ovo e outras coisas. Colecionar nos proporciona felicidade, alivia o stress do dia a dia e até mesmo nos tornam únicos.
Eu gosto de guardar coisas desde os meus 7 anos de idade, quando comecei comprando aqueles álbuns intermináveis de figurinhas de banca de revista. Comprava vários pacotinhos, acabando com minha humilde mesada e nunca, NUNCA, consegui completar as imagens com a tal "figurinha premiada". Meus sonhos de ganhar um vídeo game ou uma bicicleta por estes meios nunca se concretizou. A propósito, não conheço uma alma que tenha conseguido. Logo após isso veio as figurinhas de bala e os maços de cigarro, este último completamente proibido pelo meu pai, que logo foi substituído pelos selos de carta. Logo que o Kinder Ovo começou a ser lançado e custava apenas R$ 1,00, eu comprava aos montes, no desejo de completar as miniaturas de leõezinhos, hipopótamos e anões que eram febre na época.

Acredito que todo mundo tenha se encantando com os Tazos que vinham nos salgadinhos de milho, onde podíamos encontrar personagens da Looney Tunes, O Máscara, Pokémon, Yu-Gi-Oh, logo substituídos por cards de mitologia e outras mais.

Minhas coleções mais sérias são as de Quadrinhos, Livros e Action Figures/Estatuetas, e é aqui que mora o perigo. Com tanta oferta na bendita internet, temos acesso a tudo o que nem imaginamos e podemos comprar a qualquer momento com apenas um clique e parcelar a perder de vista. Para não se descontrolar e começar a acumular coisas desnecessárias, é bom segmentar o que você deseja, e segmentar bem. Por exemplo, quem coleciona quadrinhos pode gostar de super heróis, mas existem milhares deles e se você for gostar de todos, vai falir no primeiro mês. Você pode segmentar por editoras, só Marvel ou DC e dentro da editora, escolher só um herói ou equipe. Tem até mesmo como comprar só um tipo de revista de cada personagem.

Se você gosta de colecionar livros, escolha um gênero e dentro dele é possível escolher apenas alguns autores. Lembrando que não estou ditando regras, apenas mostrando possibilidades de não se endividar de forma desnecessária. Eu mesmo quando comecei com livros, comprava loucamente pela internet só porque estavam em promoção. Alguns deles ainda estão na minha estante para ser lidos, tipo... há uns 3 anos. Sempre pensava: "Quando vou conseguir esse livro em promoção de novo?". Resumindo, Acumulei dezenas de edições sem necessidade e me enrolei com as contas.


Colecionar é muito prazeroso, principalmente porque você acaba guardando momentos bons através do colecionismo, como quando compra uma estatueta e um personagem de quadrinhos lutando com seu vilão naquela cena icônica que tanto ama. Decorar móveis e estantes com esses objetos não tem preço, só quem coleciona sabe. Muitos colecionadores podem se tornar especiais e únicos ao adquirir peças raras e que poucas pessoas no mundo possam ter.

A minha coleção não está contabilizada e nem tenho noção de quantas coisas tenho ou coleciono, mas no último ano comecei a usar a técnica de segmentá-la e estou tendo bem menos problemas e acúmulos dentro de casa. Apesar de ainda ter muita coisa pra passar pra frente para que novas aquisições tenham espaço. O segredo é ter foco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário