SOBRE MENINOS E LOBOS, de Dennis Lehane
"Há duas coisas que você nunca deve aceitar de um homem: uma cusparada ou uma bofetada. As duas são piores que um murro, e se um homem fizer isso com você, você deve tentar matá-lo, se puder."
Sobre Meninos e Lobos traz à tona questões como as escolhas que fazemos na vida e as consequências que essas mesmas escolhas podem trazer no futuro. Três antigos colegas de bairro, Dave, Jimmy e Sean, vivenciaram uma experiência aterradora quando tinham apenas 11 anos. Durante uma briga entre os três, devido a um desentendimento, Dave acaba sendo levado por supostos policiais que chegaram em um carro para apartar a confusão. Dave não foi levado para casa e ficou desaparecido por 5 dias, quando finalmente conseguiu fugir de seus sequestradores e retornar ao bairro, onde foi recebido quase como uma celebridade. 25 anos depois, uma tragédia voltaria a unir aqueles garotos: o assassinato da filha de 19 anos de Jimmy, Katie Marcus, nas imediações dos bairros “barra pesada” onde os meninos brincavam, na periferia de Boston. Jimmy se tornou um criminoso estrategista, Sean um detetive da homicídios e Dave um pai de família.
“Você alguma vez já pensou em como a menor decisão que você toma pode mudar o rumo da sua vida?
A filha de Jimmy estava comemorando com as amigas uma despedida, pois havia decidido ir embora de onde morava com o pai e a madrasta, sem que estes soubessem, para se casar com Brendan e morarem em Las Vegas. Após ser intimidada por um amigo de seu ex-namorado, Katie e as amigas deixam o local e seguem para o bairro onde moram nos Flats. As amigas chegariam em casa em segurança, mas infelizmente, a filha de Jimmy não teria tamanha sorte, pois no caminho de volta, ela veria um corpo no chão da estrada, forçando-a a jogar o carro para o meio fio. No dia seguinte, seu carro seria encontrado, com marcas de sangue e a porta do motorista aberta, iniciando assim, uma busca composta por uma força policial numerosa, atrás de rastros e respostas para o desaparecimento da jovem. Um dos policiais responsáveis pelo caso é consequentemente Sean Devine, que tem de encontrar formas de explicar a situação a seu colega durão Jimmy e aos irmãos Savage, cunhados criminosos do pai da jovem, loucos para entrar no parque e descobrir por si mesmos e trazer justiça de forma bruta.
Paralelamente, Dave, que agora tenta manter seus demônios bem amarrados dentro de si, tenta viver uma vida de casado ao lado de Celeste, com quem tem um filho. Tudo vira de cabeça para baixo quando ele chega em casa coberto de sangue, na mesma noite em que Katie foi morta.
Este thriller psicológico e dramático, além de trazer questões como as consequências de nossas escolhas, também traz muitos ensinamentos sobre lealdade, amor e força familiar, tentando sempre passar por cima dos conflitos internos, as mentiras e verdades tenebrosas. Jimmy perdeu a esposa, mãe de Katie enquanto estava na prisão. Após sair, teve de cuidar da filha de 5 anos sozinho, criando um vínculo grandioso com a criança, para depois alguém tirar-lhe a vida de forma desumana. Nesse jogo, não existem pessoas boas ou más, tendo cada um seu lugar no meio de um bairro completamente violento, mas que ainda presam pela responsabilidade e companheirismo. Cada indivíduo com suas adversidades, tendo de conciliá-las e organizá-las pelo bem da resolução do terrível assassinato de Katie, que é um enigma fora do comum, sem rastros e com suspeitos protegidos por álibis convincentes.
"É em geral no meio da multidão que de repente nos damos conta de que não vemos a pessoa amada, de que não partilhamos com ela, tanto quanto poderíamos, os nossos bons momentos."
Este foi meu primeiro contato com Dennis Lehane, que me fisgou logo de cara, devido à sua narrativa descomplicada e com plot inicial que envolve o leitor na teia de acontecimentos que virão. Tenho o costume de deixar passar boas indicações de escritores policiais e, desta vez, tirei o ano de 2018 para conhecer uma leva nova que escreve para o gênero e já comecei com o pé direito. Não é à toa que já iniciei a leitura de Os Filhos da Noite, também do Lehane. Vale demais a leitura, podem confiar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário