[Latest News][6]

animes e mangás
blogando
charlitto ogami
clube da luta
editora agir
editora aleph
editora arqueiro
editora bertrand brasil
editora biblioteca azul
editora companhia das letras
editora conrad
editora darkside books
editora faro editorial
editora galera record
editora hemus
editora intrínseca
editora jbc
editora L&PM
editora leya
editora LP&M
editora mino
editora nova fronteira
editora objetiva
editora panini
editora pipoca e nanquim
editora planeta
editora ponto de leitura
editora record
editora rocco
editora suma de letras
editora verus
fantasia
ficção científica
filmes
gabriel garcía márquez
h.p. lovecraft
jorge amado
literatura nacional
livros
livros sobre depressão
mariana m miguel
neil gaiman
parceria
quadrinhos
selo nerdbooks
stephen king
thriller
trilogia fundação
watchmen
william gibson

A TERRA DE OZ, de L. Frank Baum

A-Terra-de-Oz-471790

    Muita gente não sabe, mas o livro “O Mágico de Oz”, vendido nas livrarias brasileiras e que todos nós temos acesso traduzido, contém apenas o primeiro livro escrito por L. Frank Baum ambientado na Terra de Oz: “The Wonderful Wizard of Oz”, que narra as aventuras da jovem Dorothy na terra mágica de Oz, depois que ela e seu cachorro Totó são levados de sua casa no Kansas por um ciclone. Este é o livro mais conhecido da história da literatura americana.

Mas posteriormente, devido ao recebimento de uma chuva de cartas de crianças e fãs do livro pedindo uma continuação da história, o autor resolveu escrever mais um livro chamado “A Terra de Oz” (The Marvelous Land of Oz). Desta vez L. Frank Baum conta a história de Tip, um menino que vive sob a tutela da bruxa Mombi, uma velha muito maldosa. Tip resolve pregar uma peça para assustá-la, criando um corpo de madeira com uma grande abóbora esculpida como cabeça, que ele coloca na estrada por onde passaria sua tutora e se esconde na mata. Infelizmente a bruxa não se espanta  e usa o pó da vida na criação de Tip, dando-lhe o nome de Janjão Cabeça-de-Abóbora (Jack Pumpkinhead), afim de usar o feitiço contra o feiticeiro. O menino é descoberto e Mombi diz a Tip que irá preparar uma poção para transformá-lo em uma estátua de mármore e prende Janjão Cabeça-de-Abóbora no estábulo de vacas.

Como a poção ficaria pronta só ao amanhecer, Tip aproveita para fugir e leva  Janjão Cabeça-de-Abóbora junto com ele, começando assim uma grande aventura que os levará para a famosa Cidade das Esmeraldas, para uma guerra entre um exército de mulheres cansadas de servirem aos seus maridos e a guarda real do Espantalho, atual Rei da cidade. Tip ainda transforma um cavalete de madeira em um cavalo-de-pau com o pó da vida roubado da bruxa Mombi, que passa a servir de montaria para Janjão Cabeça-de-Abóbora que não consegue se locomover com precisão devido ao seu corpo mal construído. Tip, Janjão Cabeça-de-Abóbora e o Cavalo-de-Pau vivem uma grande aventura, ajudando o Espantalho a fugir do castelo e encontrar seu amigo o Lenhador-de-Lata para arrumarem um modo de retomar o trono da Cidade das Esmeraldas das mãos da Capitã Jinjur e seu exército.



Assim como o primeiro livro, A Terra de Oz é simplesmente delicioso de se ler. O mundo das fadas criado por L.Frank Baum é de fato “Maravilhoso”, repleto de criaturas improváveis, muita magia, cenas engraçadas e ensinamentos sobre o poder da amizade e da perseverança. Em Oz, muita coisa que seria absurda em nosso mundo acontece de forma natural, isso torna a leitura muito prazerosa, pois de “mundo real” e coisas com sentido já basta o nosso, né?

Mesmo que poucos sejam os usuários de magia, tudo em Oz é mágico e incrível. Todos os animais falam, seres ganham vida da forma mais improvável possível e seus personagens tem personalidades distintas e fortes. Tip, apesar de ser uma criança, tem atitudes bastante maduras e é muito inteligente. Desde pequeno foi usado pela bruxa Mombi para atender aos seus propósitos e trabalhar para ela alimentando os animais e fazendo a colheita. Janjão Cabeça-de-Abóbora é bem engraçado e burrinho, sempre preocupado e com medo de morrer a qualquer momento devido a sua fragilidade e o fato de que sua cabeça poderá apodrecer com o tempo. O Cavalo-de-Pau é bem sério e durão, infeliz por ter recebido a vida para servir de montaria e por ser, assim como Janjão, feito às pressas e desajeitado. Um outro personagem muito singular se junta ao grupo no futuro do enredo, mas este eu deixarei para que vocês leiam e descubram sozinhos. Seria contar demais da história, que é bem curta e rápida. 

É fácil ler este livro numa tarde, tamanha simplicidade de virar página a página nesta excelente leitura. “Não há lugar como nosso lar”, mas se vocês gostaram de O Mágico de Oz e sentiram saudades de voltar para esta Terra magnífica, eis a chance.

*A minha edição é a da Editora Hemus. Quaisquer nomes de lugares ou personagens podem ter sido traduzido de outra forma por outras editoras.


colunistas

TRIPLO BOOKS

livros, animes, quadrinhos e mais nerdices

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Start typing and press Enter to search