A TERRA DE OZ, de L. Frank Baum
Muita gente não sabe, mas o livro “O Mágico de Oz”, vendido nas livrarias brasileiras e que todos nós temos acesso traduzido, contém apenas o primeiro livro escrito por L. Frank Baum ambientado na Terra de Oz: “The Wonderful Wizard of Oz”, que narra as aventuras da jovem Dorothy na terra mágica de Oz, depois que ela e seu cachorro Totó são levados de sua casa no Kansas por um ciclone. Este é o livro mais conhecido da história da literatura americana.
Mas posteriormente, devido ao recebimento de uma chuva de cartas de crianças e fãs do livro pedindo uma continuação da história, o autor resolveu escrever mais um livro chamado “A Terra de Oz” (The Marvelous Land of Oz). Desta vez L. Frank Baum conta a história de Tip, um menino que vive sob a tutela da bruxa Mombi, uma velha muito maldosa. Tip resolve pregar uma peça para assustá-la, criando um corpo de madeira com uma grande abóbora esculpida como cabeça, que ele coloca na estrada por onde passaria sua tutora e se esconde na mata. Infelizmente a bruxa não se espanta e usa o pó da vida na criação de Tip, dando-lhe o nome de Janjão Cabeça-de-Abóbora (Jack Pumpkinhead), afim de usar o feitiço contra o feiticeiro. O menino é descoberto e Mombi diz a Tip que irá preparar uma poção para transformá-lo em uma estátua de mármore e prende Janjão Cabeça-de-Abóbora no estábulo de vacas.
Como a poção ficaria pronta só ao amanhecer, Tip aproveita para fugir e leva Janjão Cabeça-de-Abóbora junto com ele, começando assim uma grande aventura que os levará para a famosa Cidade das Esmeraldas, para uma guerra entre um exército de mulheres cansadas de servirem aos seus maridos e a guarda real do Espantalho, atual Rei da cidade. Tip ainda transforma um cavalete de madeira em um cavalo-de-pau com o pó da vida roubado da bruxa Mombi, que passa a servir de montaria para Janjão Cabeça-de-Abóbora que não consegue se locomover com precisão devido ao seu corpo mal construído. Tip, Janjão Cabeça-de-Abóbora e o Cavalo-de-Pau vivem uma grande aventura, ajudando o Espantalho a fugir do castelo e encontrar seu amigo o Lenhador-de-Lata para arrumarem um modo de retomar o trono da Cidade das Esmeraldas das mãos da Capitã Jinjur e seu exército.
Assim como o primeiro livro, A Terra de Oz é simplesmente delicioso de se ler. O mundo das fadas criado por L.Frank Baum é de fato “Maravilhoso”, repleto de criaturas improváveis, muita magia, cenas engraçadas e ensinamentos sobre o poder da amizade e da perseverança. Em Oz, muita coisa que seria absurda em nosso mundo acontece de forma natural, isso torna a leitura muito prazerosa, pois de “mundo real” e coisas com sentido já basta o nosso, né?
Mesmo que poucos sejam os usuários de magia, tudo em Oz é mágico e incrível. Todos os animais falam, seres ganham vida da forma mais improvável possível e seus personagens tem personalidades distintas e fortes. Tip, apesar de ser uma criança, tem atitudes bastante maduras e é muito inteligente. Desde pequeno foi usado pela bruxa Mombi para atender aos seus propósitos e trabalhar para ela alimentando os animais e fazendo a colheita. Janjão Cabeça-de-Abóbora é bem engraçado e burrinho, sempre preocupado e com medo de morrer a qualquer momento devido a sua fragilidade e o fato de que sua cabeça poderá apodrecer com o tempo. O Cavalo-de-Pau é bem sério e durão, infeliz por ter recebido a vida para servir de montaria e por ser, assim como Janjão, feito às pressas e desajeitado. Um outro personagem muito singular se junta ao grupo no futuro do enredo, mas este eu deixarei para que vocês leiam e descubram sozinhos. Seria contar demais da história, que é bem curta e rápida.
É fácil ler este livro numa tarde, tamanha simplicidade de virar página a página nesta excelente leitura. “Não há lugar como nosso lar”, mas se vocês gostaram de O Mágico de Oz e sentiram saudades de voltar para esta Terra magnífica, eis a chance.
É fácil ler este livro numa tarde, tamanha simplicidade de virar página a página nesta excelente leitura. “Não há lugar como nosso lar”, mas se vocês gostaram de O Mágico de Oz e sentiram saudades de voltar para esta Terra magnífica, eis a chance.
*A minha edição é a da Editora Hemus. Quaisquer nomes de lugares ou personagens podem ter sido traduzido de outra forma por outras editoras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário