[Latest News][6]

animes e mangás
blogando
charlitto ogami
clube da luta
editora agir
editora aleph
editora arqueiro
editora bertrand brasil
editora biblioteca azul
editora companhia das letras
editora conrad
editora darkside books
editora faro editorial
editora galera record
editora hemus
editora intrínseca
editora jbc
editora L&PM
editora leya
editora LP&M
editora mino
editora nova fronteira
editora objetiva
editora panini
editora pipoca e nanquim
editora planeta
editora ponto de leitura
editora record
editora rocco
editora suma de letras
editora verus
fantasia
ficção científica
filmes
gabriel garcía márquez
h.p. lovecraft
jorge amado
literatura nacional
livros
livros sobre depressão
mariana m miguel
neil gaiman
parceria
quadrinhos
selo nerdbooks
stephen king
thriller
trilogia fundação
watchmen
william gibson

DONNIE DARKO, DE RICHARD KELLY

DonnieDarkoBibliotecadoTerror

Eu poderia estar escrevendo aqui mais uma resenha sobre o livro Donnie Darko da Editora DarkSide Books. Decidi porém, que seria melhor contar pra vocês a minha experiência com um livro que eu nem ao menos tinha o interesse de ler, pois vou ser sincero com vocês, quando a DarkSide Books anunciou o lançamento do livro de Donnie Darko, contendo o roteiro original, eu não tinha a menor ideia do que se tratava esse filme. Tratei de dar um jeito de assistir e conhecer, mas acabou que não gostei de Donnie Darko, inclusive dei várias cochiladas durante o processo. O final foi interessante, porém faço parte da galera que não entendeu nada do filme e nem procurei saber. Pensei que o filme fosse apenas mais uma espécie de efeito borboleta ou universo em looping. Eis que no mês de abril, mês da páscoa, a DarkSide colocou o livro do coelhão no catálogo de escolha para os parceiros e eu só tinha duas opções: pegar este livro ou nenhum. Resolvi arriscar, quem sabe eu poderia gostar de ler o roteiro do filme e ter uma outra visão da história.


Donnie Darko sem sombra de dúvidas é um filme aberto a inúmeras interpretações. É fato que cada pessoa ao debater sobre o entendimento da história, tem uma visão própria do que de fato aconteceu ou até mesmo uma visão parcial. A não ser que não tenha entendido nada. O fato de Donnie ser esquizofrênico faz com que a maioria das pessoas apontem para esta explicação como sendo a mais plausível, pois as alucinações e os acontecimentos da trama envolvendo as sessões de terapia, tornam este caminho o mais "fácil" de se aceitar, assim como a de que toda a história não se passa de um sonho. Mas é fácil de achar vários furos e trechos sem explicações nestas duas teorias.

A mais aceita e que tem maior ligação com tudo o que acontece no roteiro é a do Universo Tangente, uma teoria um pouco complicadinha de se explicar e que é aberta a interpretações dentro dela também. A criação de um universo tangente, segundo a Filosofia da Viagem no Tempo — que é um livro dentro do filme, escrito pela personagem Roberta Sparrow, conhecida como Vovó Morte — se dá de forma inexplicável, quando acontece uma espécie de desequilíbrio na quarta dimensão, pois apesar do tempo ser um ambiente estável, podem ocorrer rupturas. Com isso, passam a existir dois universos paralelamente conectados por um 'buraco de minhoca", pelo qual passa um artefato que pertence ao "Universo Primário", que seria o nosso universo "real". Este artefato seria a turbina do avião que caiu no quarto de Donnie Darko no início do filme e teria matado o protagonista se este não tivesse sido salvo por Frank, o coelhão bizarro. A turbina do avião precisa voltar para o universo de origem imediatamente ou ocorrerá um colapso que causará o fim do mundo, pois este artefato encontra-se duplicado no universo tangente — a turbina que caiu na casa dos Darko e a turbina do avião que ainda nem decolou — causando uma confusão no espaço tempo.
Universos tangentes geralmente duram algumas semanas até o colapso final, sem que nada de ruim aconteça no universo primário, mas no caso em questão no filme, o colapso do universo tangente criaria um buraco negro que engoliria também o universo primário, devido a presença da turbina duplicada do avião.



Donnie passa a ser, como diz no livro da Filosofia da Viagem no Tempo, um "receptor vivo", aquele que deverá enviar o artefato de volta para o universo de onde veio, sendo guiado pelos "manipulados mortos" (Frank e Gretchen, que morreram no decorrer do universo tangente) e os "manipulados vivos" (familiares e outros) para cumprir a missão. Ele ganha com este cargo, poderes como controle de água e fogo, que são demonstrados dentro do filme e do roteiro no livro, manifestando esses poderes através das "armadilhas" plantadas pelo manipulado morto Frank (o coelhão). Essas armadilhas criam eventos que irão resultar na resolução do problema temporal criado no universo tangente.

Vale a pena lembrar que essa teoria acima explicada, acaba contendo um pouquinho do meu próprio entendimento do roteiro, é inevitável. Fico feliz que desta vez não deixei passar a real mensagem do filme ou pelo menos compreendi melhor a história, tanto que devorei o livro em apenas um dia e meio. Mesmo que o texto seja curto e de fácil leitura, se fosse desinteressante, é provável que eu demoraria bem mais ou o abandonaria. Me senti com o filme Donnie Darko, da mesma forma que me senti quando assisti ao filme Matrix pela primeira vez, não conseguindo entender muitas partes do roteiro. Precisei tomar uma segunda dose para enfim enxergar com uma nova perspectiva o quanto Donnie Darko é fenomenal!




A edição da DarkSide Books está fabulosa, com uma capa linda e o papel de qualidade característico. Um marcador de página em formato de avião vem como brinde, mesmo que a famosa fitinha colorida faça parte do livro. Além de roteiro, somos agraciados com uma entrevista com o roteirista e diretor Richard Kelly, prefácio exclusivo do ator Jake Gyllenhaal e uma incrível reprodução do livro da vovó morte "A Filosofia da Viagem do Tempo", para que nós leitores possamos mergulhar de cabeça em busca de respostas. O livro Donnie Darko trás toda aquela angústia adolescente e sátira social com a presença do horror e da ficção científica encontrada no filme, com a possibilidade de avançarmos nossa experiência, forçando os limites da compreensão racional de que o nosso cérebro é capaz.


“Este livro foi cedido ao TRIPLO BOOKS de cortesia pela editora. Independente da parceria, todas as reviews tem como principal característica, a franqueza com as opiniões postadas.”


TRIPLO BOOKS

livros, animes, quadrinhos e mais nerdices

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Start typing and press Enter to search