A SOMBRA SOBRE INNSMOUTH - H.P. LOVECRAFT
A Sombra Sobre Innsmouth relata um dia de um homem num vilarejo portuário misterioso e repleto de rumores aterradores, dentre eles muitos relatos de pessoas que desapareceram. Muitos de seus moradores têm características peculiares e andam de forma estranha, inclusive o motorista do único ônibus que se aventura a passar pela inóspita região, um ser assustador e com cara de poucos amigos.
"E porquê todos estão descontentes em Innsmouth (...) algumas histórias te faria rir, o velho Capitão Marsh, barganhando com o diabo, trazendo demônios para viver em Innsmouth. As cabeças estranhamente estreitas, nariz achatado, olhos salientes que nunca se fecham e a pele de aparência pouco sadia."
Os residentes de outras cidades não tem qualquer interesse pelo vilarejo e até mesmo mantém distância de seus moradores e suas divisas. O curioso viajante é alertado a não procurar respostas para a desolação de Innsmouth e nem ficar perambulando por qualquer lugar, mesmo que quase não se veja qualquer morador, nem se quer nas janelas das residências. O local parece completamente abandonado e destruído, poucos pescadores são vistos pelo narrador, fazendo com que ele se sinta perturbado e curioso com o que realmente acontece por Innsmouth. A primeira coisa que ele passa a saber é de que existe uma sociedade chamada A Ordem Esotérica de Dagon, que cultua uma divindade dos mares.
Umas das características mais incríveis do trabalho de Lovecraft é justamente colocar o leitor muito bem inserido na história. Nós caminhamos junto com a narração, presenciando os acontecimentos como se estivéssemos de fato no vilarejo e sentindo a tensão vivida pelo personagem principal. Nos sentimos ameaçados e aterrorizados com a sensação de que a qualquer momento, algo muito horripilante pode acontecer. A chave das narrativas está sempre em ter um personagem, que já vivenciou ou está vivenciando um acontecimento indescritível e que tenta passar para o leitor tudo o que sabe, mesmo que tente a todo o momento nos alertar de que a melhor coisa que ele poderia fazer era deixar este assunto morrer no tempo. A mente e a sanidade dos personagens é sempre colocada a prova e até que eles possam arrumar tentativas de conceber tudo o que presenciaram, acabam pirando na batatinha.
Esta sem dúvida é uma das melhores histórias do autor, com uma cena de ação no final que é adrenalina e terror puro. Aconselho a lerem o conto "Dagon" antes de ler esta novela, pois ele retrata diretamente sobre a criatura que é cultuada em Innsmouth. Como é um conto muito curto, não cabe fazer uma resenha dele, pois seria impossível não revelar demais sobre o enredo.
Mais reviews de H.P Lovecraft aqui.
Mais reviews de H.P Lovecraft aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário