O ILUMINADO, DE STEPHEN KING
Procurando escapar do alcoolismo, refortalecer os laços familiares que começaram a se perder por causa do vício e também concluir um livro que está escrevendo, Jack Torrance consegue um novo emprego como zelador do imenso Hotel Overlook, em Colorado, durante o inverno. No passado, eventos terríveis aconteceram no local, envolvendo muitas mortes...
Mas quando Jack se vê sozinho pelas dependências do hotel, ele parece enlouquecer, sendo levado para uma provável alucinação. A nevasca isola a pequena família do resto do mundo e faz o local parecer criar vida. Até mesmo os arbustos cortados em formas de animal parecem estar vivos.
Seu filho, Danny, de apenas cinco anos, apresenta poderes psíquicos, e no hotel, suas visões crescem assustadoramente. Tendo uma inteligência extraordinária, é completamente ligado ao pai e é capaz de prever os horrores do Hotel. Danny tem também um amigo imaginário chamado Tony, que é retratado de várias maneiras diferentes.
“O mundo é um lugar duro, Danny. Não se importa com a gente. Não odeia a você, nem a mim, mas também não morre de amor por nós. Coisas terríveis acontecem no mundo, e são coisas que ninguém pode explicar. Indivíduos bons morrem de forma ruim e dolorosa e deixam as pessoas que os amam sozinhas. As vezes, parece que só as pessoas ruins permanecem sadias e prósperas. O mundo não ama você, mas sua mãe o ama e eu também.”
Stephen King sempre provou preocupar-se muito com o desenvolvimento de seus personagens e aqui em O Iluminado não é diferente. Apesar de parecer longo, não é nenhum pouco tedioso, mostrando-se até mesmo uma leitura rápida e assombrosa. Mais do que um livro de terror sobrenatural, o livro trata das questões familiares, do convívio dos Torrance no hotel assombrado e como Jack lida com a abstinência do álcool enquanto sofre constantes mudanças de comportamento. King nos torna íntimos da família, preparando o terreno para o clímax e o horror virem com tudo.
O Iluminado me assustou bastante, King conseguiu me deixar perturbado e apavorado, apagar a luz do quarto para dormir em seguida foi completamente desconfortante. Levantar a noite estava fora de cogitação. Ele sabe entreter o leitor e te manter focado o tempo todo e sabe te assustar. O horror invisível causa inquietação, mas ele também sabe quando é a hora de mostrar esses demônios, permitindo que você sinta o horror dos personagens. Um clássico que vale a pena conhecer e fazer parte da coleção de qualquer fã do gênero.
Nenhum comentário:
Postar um comentário