FRONTEIRAS DO UNIVERSO: GUIA DE LEITURA

Assim que fechei A Luneta Âmbar e absorvi a ideia de que aquela trilogia que eu tanto amei acabou, fui dormir pensando em escrever uma review sobre a série e acordei com a vontade ainda vívida. A série Fronteiras do Universo (His Dark Materials) de Philip Pullman me lembrou que a fantasia é sempre um bom lugar para voltar.
Explico. Sempre gostei de fantasias e lia qualquer uma até ter alguns choques maravilhosos com algumas obras excelentes, e daí quando em sequência eu entrava em contato com outras fantasias “mais ou menos”, o interesse por esse gênero se esfriava, como se eu não quisesse me decepcionar ou comparar com a boa sensação que eu tive ao ler “As Crônicas do Matador do Rei”, por exemplo. Nessa situação eu abandonei vários livros/séries de ficção fantástica que não me geravam sentimento nenhum até a página 200. Porque eu sei, no fundo do meu coração, que as fantasias que eu amei me conquistaram nas primeiras páginas, mesmo quando o desenvolvimento era mais lento. E quando essa conexão não acontece, não adianta me enganar. Essa série entrou na categoria desses livros que deixaram a magia fluir em mim e quero que todo mundo leia agora.
1) Entenda a trilogia Fronteiras do Universo:
Explicar cada livro isoladamente não te dá um panorama completo da série. Claro que você pode optar por descobrir sobre o livro por si só, mas se você quer saber exatamente o que te espera, essa é uma boa pedida. Tópicos recomendados: Ambientação, Personagens Principais, Livros Principais e Controvérsias. Só não recomendo muito que você clique no link que expande para um artigo isolado para cada livro da categoria “livros principais” porque por explicar detalhadamente cada um deles, você sairá recheado com spoilers.
2) Aletiômetro (bússola), A Faca Sutil e Luneta Âmbar:
Parece que estou me referindo aos livros que fazem parte da série, entretanto são dos objetos que estou falando. Os livros tem esses títulos por conta da importância que cada um desses itens tem na história.
3) Os Mundos de Fronteiras do Universo.
A partir do fim do primeiro livro, a série expande sua história para outros mundos. Nem todos os artigos são recheados de detalhes como os do Mundo de Lyra, mas ainda assim é um link recomendado.
4) Listas de personagens e a Lista de Raças
Essa é minha dica de amiga ;) Se eu tivesse procurado essas listas enquanto eu estava lendo, seria mais fácil lembrar quando determinados personagens voltavam. A série tem vários mundos e de cada mundo saem diversos personagens cheios de significado, sendo por muitas vezes mais incríveis que os principais.
5) Não é um Livro sobre ateísmo
Achei esse post muito bom do blog The Bookworm Scientist ( o nome é em inglês, mas somente o nome) que acabei de conhecer, mas considero pacas. Eu queria encontrar bons artigos em português fazendo as comparações entre livros e a polêmica com a igreja, mas estava bem complicado. Muitas páginas de busca depois, encontrei esse post com uma lista de motivos para que essa série valha a pena ser lida. Para você não pegar spoiler, vá diretamente ao tópico 5 e volte ao artigo quando terminar os livros. Lá encontrei uma reflexão muito boa que eu também senti ao ler os livros: embora o autor seja ateu, ele não critica a fé das pessoas, mas sim a igreja como instituição. Vale a pena conferir.
No total são seis link em 5 tópicos que creio que vão te ajudar muito a entender a obra. É uma fantasia da mais alta qualidade e se você tem esses livros em casa e anda enrolando que nem eu fazia, dêem a chance ;)

Nenhum comentário:
Postar um comentário