ANO HANA
Ano Hana é um nome abreviado de Ano Hi Mita Hana no Namae o Bokutachi wa Mada Shiranai (Nós ainda não sabemos o nome da flor que vimos naquele dia). Aqui no Brasil está voltando a ser conhecida por conta do lançamento do mangá pela editora JBC. Eles gentilmente me enviaram o primeiro volume para a resenha do mangá que será completo em três volumes. Mas hoje eu vim falar do anime, que revi só porque receber o mangá me fez sentir saudade demais.
Alguns anos após sua morte, Menma aparece repentinamente na vida de Jinta Yadomi. Ela disse que veio realizar o seu desejo para poder ir finalmente ao paraíso, mas não lembra que desejo é. Quando crianças, os dois faziam parte de um grupo de amigos que se auto-intitulavam “Super-Protetores da Paz” enquanto brincavam e toda essa união foi se desfazendo após a morte da Menma. A história, apesar do elemento fantástico (ou não, dependendo do ponto de vista), consegue transmitir um sentimento o mais real possível de como a morte de alguém querido, unido ao sentimento de culpa, pode afetar a vida de quem os ama mesmo depois de anos.

O grupo de antes não é mais unido, mas todos eles, sem exceção, carregam uma dor profunda em seus corações. Nosso personagem principal, o Jinta, teve duas perdas na vida, sua amiga Menma, e sua mãe. Em Ano Hana ele é um jovem recluso que não sai de casa nem para ir à escola¹. Quanto aos outros personagens, a graça da história é você descobrir o que a falta de Menma deixou na vida deles a medida que assiste os 12 episódio de vinte minutinhos.

Por algum motivo, somente Jinta consegue ver Menma, que apesar de aparentar fisicamente ser adolescente, seu comportamento remete totalmente a sua infância. A resistência (e ciúmes) do grupo acreditar que ela está ali presente é um dos grandes obstáculos para realizar seu desejo, aida um mistério para os expectadores.

Ano Hana é um drama lindo, tão fofo que pode afastar gente que não gosta de coisas muito sentimentais. Eu mesma não curto isso em livros, mas em anime isso me atrai de forma magnética. Me senti tocada na primeira vez que vi e dessa vez não foi diferente. Quando “Secret Base", a música de encerramento, toca a cada final de episodio, seu coração fica ali apertado. Principalmente porque ela tem muito a ver com a história. Se você não quiser assistir o anime, recomendo que pelo menos escute a música.
Espero que tenha gostado da recomendação e se você for assistir Ano Hana, volte aqui pra conversarmos um pouco, ok?
NOTA:
- No japão existe um termo para pessoas que se isolam completamente em suas casas: Hikikomori.
Nenhum comentário:
Postar um comentário