WHAT HAPPENED MISS SIMONE?

Conheci Nina Simone tardiamente. Bem no fim do ano passado quando vi um post da Juli (Mundo de Morfeu) indicando uma música dela. O que conheço e escuto dela é um acervo bem limitado de duas ou três músicas, mas foram o suficiente para ter me deixado curiosa em assistir o documentário “What Happened Miss Simone?”, original da Netflix.
No documentário conhecemos suas origens e seus anseios iniciais antes de virar cantora. Eunice Kathleen Waymon, queria ser a primeira mulher negra a se apresentar no Carnegie Hall. Os contratempos da vida a levaram pra tocar e posteriormente tocar em bares. Nessa época ela assumiu o nome Nina Simone.

Muito além da música, Nina também marcou sua vida sendo uma ativista dos direitos civis norte-americanos, fazendo com que suas músicas tivesse sempre alguma conotação política. Nessa fase, sua carreira teve sérios abalos pela resistência de empresários para contratar seu show. No entanto, é inegável a importância e a força de sua imagem para esse período.
Sua vida foi recheada de música, mas também muito trabalho exaustivo. Nina Simone sofria violência doméstica e não tinha tempo para descanso. Pude confirmar que aquela mulher que cantava e tocava aquelas canções que ouço era um talento que não cabia em sua época. Não cabia em si mesma, na realidade. E por isso acredito que seu período auto-destrutivo aconteceu.

Esse documentário da Netflix é um ótimo material para quem quer entender um pouco o que ela sentia, o que ela representava. É cheio de música, entrevista de amigos e parentes próximos, trecho de entrevistas dela mesma e de trechos de seus diários.
Abaixo está uma musica dela que gosto bastante ;)
Nenhum comentário:
Postar um comentário