ERAM OS DEUSES ASTRONAUTAS?, de Erich von Däniken
Eram os Deuses Astronautas? é um livro de não-ficção que evoca os tempos antigos da humanidade, quando as primeiras civilizações adoravam deuses de diversos tipos e a ligação entre esses mesmos deuses com a possibilidade de se tratarem de astronautas vindo de outros planetas distantes da Terra. O escritor já nos narra um pequeno exemplo muito significativo no começo do livro, fazendo-nos imaginar como seria nossa chegada a um outro planeta do nosso sistema solar que abrigasse vida, como os nativos daquele mundo nos tratariam, vendo nossos astronautas descerem em naves gigantes, vindos do céu, vestidos com roupas espaciais estranhas. Logo depois aterrissando helicópteros e veículos automotores que atingem velocidades absurdas, além de portar armamentos complexos se comparados com as armas dos nativos. Esses astronautas humanos seriam considerados deuses para aquela civilização antiga e seriam tratados como tal, recebendo oferendas e tendo aquele momento contado através das próximas gerações, levantariam um templo no local da aterrizagem dos “deuses”, onde se tornaria um local de oração e para servir de referência para o dia em que fossem retornar para visitar aquele planeta.
E se foi isso que aconteceu com nossas civilizações antigas aqui da Terra? Os Egípcios e os Maias provaram serem capazes de feitos grandiosos que nós, nos tempos de hoje, não somos capazes de realizar. Construções imensas, feitas de pedras pesadas e de alturas colossais sem qualquer ajuda de guindaste ou outra máquina para arrastar e empilhar, usando apenas a força, ou seriam máquinas que os deuses tinham trazidos de outro planeta?
Viajando a velocidades absurdas, os extraterrestres poderiam demorar muitos anos para voltar e ainda acertar o local em que pousariam, por isso os povos antigos deixaram sinais para facilitar o retorno de seus “deuses”. Apesar de muitas das teorias de Erich von Däniken já terem sido desvendadas, nós seres humanos ainda batalhamos pelo conhecimento de nossa origem no universo e são muitos aqueles que morrem sem descobrir. Somos tão pequenos dentro desse universo infinito, que ainda nos falta um longo caminho a trilhar diante de tamanho enigma, isso, se realmente for possível desvendá-lo.
Só lembrando, que aqui não iremos discutir religião. Aqueles que acreditam no Gênesis bíblico, com toda a certeza não estariam dispostos a adentrar muito no descobrimento de novas teorias, mas ainda assim podemos sempre, se quisermos, colocar Deus como o principal responsável pela nossa origem, quer seja através do bigbang ou não. Eu não acredito que o “acaso” criou a vida, existe uma força maior e responsável pela nossa existência e pela criação de todas as galáxias. Cabe a cada um de nós escolhermos no que acreditarmos.
Eu particularmente amo ler livros de estudos históricos e analisar essas teorias criadas por pesquisadores. Principalmente estas que envolvem criaturas de outros planetas e possíveis viagens espaciais. A origem da vida na Terra é e sempre será um tema muito abordado e interpretado no nosso dia a dia, afinal de contas, tudo o que vem para agregar conhecimento, é muito bem-vindo. E se vocês querem saber mais sobre civilizações antigas e suas incríveis realizações, este livro é um prato cheio e bem servido.
Adorei sua resenha, também adoro livros de estudos históricos e analisar todas essas teorias.
ResponderExcluirDescobri a escrita do Däniken assistindo Alienígenas do passado! rsrs
Não sei se já leu, mas recomendo o livro A história está errada, é ótimo também...
Abraços!! :D
www.lendo1bomlivro.com.br
Instagram :) @lendo1bomlivro