3 ARCOS PARA COMEÇAR A GOSTAR DE BATMAN
Todo mundo tem aquele pré-julgamento sobre qualquer coisa ou assunto e comigo não é diferente. Julguei muito mal as histórias do Batman sem discernimento algum e até mesmo fiz críticas sem parâmetros. Sarcasticamente o Homem Morcego se tornou o herói que eu mais tenho Graphic Novels e HQ's na estante e o que eu mais admiro. Figuras de ação do personagem e seu universo estão espalhadas por toda a minha coleção.
Frank Miller sempre foi meu autor favorito, graças a Sin City, Ronin e 300. Foi por ele que eu dei uma chance ao Batman quando peguei pra ler Batman - O Cavaleiro das Trevas. Depois de ler esta história genial e fascinante, vem o gancho para outra história do Homem Morcego, também escrita por Miller chamada Batman - Ano Um. Pronto, foi o suficiente para eu perceber o quanto estava sendo babaca ao sentenciar o personagem como ruim. E é com base em minha própria experiência que venho trazer pra vocês, 3 arcos para começar a gostar do Batman, que ajudará quem deseja conhecê-lo, quem odeia o personagem como eu já odiei sem conhecer, assim como para quem o conhece apenas pelos filmes e gostaria de saber por onde começar.
1. Batman - Ano Um
Esta série traz o tenente James Gordon ocupando um novo cargo na cidade de Gotham, repleta de corrupção e destruída pelo crime. Do outro lado, Bruce Wayne o bilionário que perdeu os pais na infância, retorna à cidade depois de vários anos de intenso treinamento, com a intenção de punir os criminosos que trazem terror para os habitantes.
Esta história foi escrita por Frank Miller e desenhada por David Mazzucchelli para servir como uma espécie de passado do Batman que vemos em Batman - O Cavaleiro das Trevas. Aqui o leitor poderar acompanhar a origem do herói e o início de sua carreira como vigilante de Gotham. Uma história adulta e espetacular que serve de base para o herói até os tempos de hoje, inclusive foi utilizada para moldar o roteiro do filme Batman Begins do Christopher Nolan.
2. Batman - A Piada Mortal
Durante muitos anos a origem do Coringa foi um enorme mistério. Alan Moore trouxe em 1988 esta Graphic Novel extraordinária onde, além de revelar a identidade do super-vilão, nos traz um vislumbre da insanidade e perversidade humana. O Coringa quer provar que qualquer homem pode ser forçado a romper as bases da sanidade e enlouquecer, para isso ele escolhe sequestrar o Comissário Gordon, além de disparar um tiro contra Bárbara Gordon (Batgirl), filha do comissário e deixando-a definitivamente paralítica.
Batman tenta resgatar Gordon enquanto o comissário busca manter a sanidade, na luta contra este implacável Palhaço do Crime, que tudo o que mais quer é ver o circo pegar fogo. Menção honrosa para a arte incrível de Brian Bolland, de onde também saiu uma das mais icônicas ilustrações do Coringa, que revelam toda a sua loucura.
Vale a pena conferir a animação lançada recentemente, muito fiel por sinal, baseada na obra e que vem com uma extensão, mostrando a Batgirl em ação antes do fatídico encontro com o palhaço.
3. Batman - O Cavaleiro das Trevas
Esta sem sombra de dúvidas é a obra-prima máxima do Homem Morcego e das histórias em quadrinhos, trazendo à vida um mundo obscuro, sujo e um Batman de meia idade ainda mais sombrio, brutal e pouco instável. Ele tem de voltar a enfrentar gangues de ruas enlouquecidas que trazem o caos à cidade, além de ter que voltar a lidar com velhos vilões há muito esquecidos, como Duas Caras e Coringa. Frank Miller reinventou por completo o mito de Batman e sua interminável saga na luta contra uma Gotham City futura, podre, dez anos depois que o Cavaleiro das Trevas resolveu aposentar-se.
O marco supremo da história sem dúvidas é seu embate com o Homem de Aço, usado recentemente como base para o filme Batman vs Superman - Dawn of Justice. A história é contada através de narrações e programas jornalísticos de televisão, sempre entregue em pequenas parcelas, onde Miller consegue nos colocar dentro da cabeça de cada personagem.
Esta Graphic Novel rompeu barreiras na década de oitenta e até hoje está no topo das histórias mais famosas de todos os tempos. Ela é tão boa, que recebeu uma continuação, não tão aclamada quanto a primeira, chamada O Cavaleiro das Trevas 2 e atualmente Frank Miller voltou a escrever mais um arco chamado Cavaleiro das Trevas 3, junto com Brian Azzarello ajudando nos roteiros e desenhada pelo mestre Andy Kubert.
Aí estão 3 arcos renomados dos quadrinhos, que todo fã de HQ's precisa tomar conhecimento. Todas estão com muito fácil acesso nesses últimos meses, pois ambas foram relançadas recentemente pela editora Panini Comics. Se você quer conhecer de forma rápida o Batman, aqui nestas dicas você encontra o passado, presente e futuro do herói, a partir daqui, existem mais de 75 anos de histórias que podemos buscar e ler. Mas isso é um assunto para depois. Se puderem, voltem aqui para dizer o que acharam. Um abraço e boas leituras!
Nenhum comentário:
Postar um comentário