[Latest News][6]

animes e mangás
blogando
charlitto ogami
clube da luta
editora agir
editora aleph
editora arqueiro
editora bertrand brasil
editora biblioteca azul
editora companhia das letras
editora conrad
editora darkside books
editora faro editorial
editora galera record
editora hemus
editora intrínseca
editora jbc
editora L&PM
editora leya
editora LP&M
editora mino
editora nova fronteira
editora objetiva
editora panini
editora pipoca e nanquim
editora planeta
editora ponto de leitura
editora record
editora rocco
editora suma de letras
editora verus
fantasia
ficção científica
filmes
gabriel garcía márquez
h.p. lovecraft
jorge amado
literatura nacional
livros
livros sobre depressão
mariana m miguel
neil gaiman
parceria
quadrinhos
selo nerdbooks
stephen king
thriller
trilogia fundação
watchmen
william gibson

S. - "O NAVIO DE TESEU"




image


Jen encontra na biblioteca da universidade onde trabalha, um livro deixado acidentalmente na prateleira por um ex-estudante de literatura de pós-graduação da Universidade Estadual de Pollard, que passou toda a sua vida estudando o autor V. M. Straka. O livro chama-se O Navio de Teseu, do escritor V. M. Straka e conta a história de um estranho homem que não se lembra de onde veio e nem de quem é. Depois de caminhar por uma cidade desconhecida e conhecer uma mulher misteriosa em uma taberna, ele acaba sendo levado por um homem para o interior de um navio sem nome. Sua viagem neste navio é só o começo de uma jornada totalmente bizarra, onde ele é forçado a realizar missões perigosas que podem acabar com sua vida.

Jen lê parte do livro e escreve notas de análise sobre a obra, deixando em seguida mensagens para Eric nas bordas das páginas. Quando ele pega a obra de volta, fica intrigado com as visões de Jen sobre o romance, então, responde as notas dela e deixa o livro propositalmente mais uma vez na biblioteca para incentivá-la a compartilhar seu ponto de vista, começando assim, a trocar opiniões e debates sobre O Navio de Teseu e sobre seu enigmático escritor.




image


A experiência que nós leitores temos com este livro, é a mesma que os dois protagonistas tem. É como se tivéssemos encontrado este exemplar perdido em uma biblioteca, podendo ler todas as anotações deixadas por Jen e Eric, além de vários anexos no interior dele, como recortes de jornais, cartões postais, cartas, entre outros. Nas bordas encontramos várias anotações sobre a análise deles sobre o autor V.M. Straka e também sobre seu tradutor F. X. Caldeira, como também histórias sobre suas vidas pessoais. Logo vamos percebendo que as vidas dos dois começam a se entrelaçar com a história das páginas do livro, onde têm muito em comum. Um dos exemplos de interação com o livro que posso citar é quando um dos personagens quer contar algo que não cabe nas margens, você pode encontrar uma carta na próxima página, anexada para você abrir e ler.




image


V. M. Straka é um escritor totalmente misterioso que jamais foi visto e fez muitos inimigos durante suas escritas radicais. A identidade de Straka é desconhecida. Vários estudiosos sobre sua vida, funcionários do governo e organizações prós e contras nunca chegaram a um parecer de quem ele realmente é. Muitos até pensam que V. M. Straka não passa de um pseudônimo usado por outros escritores a fim de expressarem suas reais opiniões. Alguns até acreditam que ele seja uma organização, e não apenas uma pessoa, determinados a derrubarem o governo. Toda a sua vida está em volta de mistério. Straka foi acusado de vários crimes, como espionagem, assassinato, além escrever romances polêmicos.

Assim como ele, seu tradutor, F. X. Caldeira, também é uma figura misteriosa e enigmática. Caldeira diz nunca ter conhecido Straka, tendo se correspondido com ele através de cartas.




image


S. é uma daquelas obras que eu chamaria de quebra cabeça literário, onde o leitor interage e busca entender todo o mistério da trama junto com Jen e Eric. É impossível você não anotar vários nomes e procurar códigos escondidos por dentro do livro e seus anexos. Cada pista e revelação te deixa mais intrigado, despertando vários sentimentos e até medo e apreensão. O romance parece de verdade com um exemplar velho de biblioteca, feito com uma capa que lembra os antigos livros com capa de tecido. Seu interior é de páginas amareladas e gastas pelo tempo, com cheiro de mofado. As escritas a caneta são super fiéis a manuscritos de verdade, sendo o Brasil o único país que até então, trabalhou com tradução para manuscrito de verdade. Em outros países os textos foram feitos no computador com fontes que lembravam escritas a mão. O designer da Editora Intrínseca, Antônio Rhoden testou canetas que pareciam com as originais e desenvolveu a escrita idêntica ao original em inglês. O acabamento do livro é tão complexo que teve que ser impresso na China, pois não havia gráficas no Brasil que poderiam produzir o material.




image


Não há uma regra para se ler S., pois ele conta praticamente 3 histórias: a do navio, a de Jen e Eric e também da pesquisa e mistério envolvendo Straka. Porém, tem pessoas que lêem todo o Navio de Teseu e depois as margens e anexos. Outros lêem intercaladamente as anotações e o livro.  Eu optei por ler o navio e depois de finalizar um capítulo, voltar e ler as bordas que tinham referência a ele. Depois de alguns capítulos eu não consegui manter esse ritmo devido a curiosidade, então, comecei a ler livro -> anotações, anotações -> livro de cada página. Não satisfeito, J. J. Abrams e Doug Dorst, colocaram a conversa de Jen e Eric em períodos distintos, você nota essa diferença pelas cores de canetas usadas por eles. Alguns assuntos conversados, só tem conclusão mais a frente. Enfim, cabe a cada um definir qual método utilizar. Garanto que cada experiência será diferente.

Eu achei esse um dos livros mais incríveis que já li na vida. Amo mistérios, enigmas e quebra-cabeças, toda a aura e a beleza e riqueza de detalhes me deixaram maravilhado. Valeu cada centavo investido nele. S é uma obra de arte que todos os amantes de literatura necessitam ter em suas estantes. É uma homenagem ao ato de ler. Recomendo e recomendo muito.


TRIPLO BOOKS

livros, animes, quadrinhos e mais nerdices

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Start typing and press Enter to search