A NOIVA FANTASMA, de Yangsze Choo
Li Lan é uma jovem mulher chinesa que vive no ano de 1893, na cidade de Malaca na Malaia (nome histórico da Malásia), um dos mais antigos postos de comércio do Oriente, de comunidade quase inteiramente chinesa.
Apenas com 4 anos de idade, viu os negócios da família ruir quando um surto de varíola tirou a vida de sua mãe e deixou centenas de marcas na face de seu pai, levando-o a abandonar os negócios, se entregar aos livros e poemas, além de se tornar um viciado em ópio.
Certa noite, ele lhe diz que havia recebido uma excelente proposta de casamento para ela com o jovem Lim Tian Ching, filho de uma das famílias mais ricas e poderosas de Malaca. O problema é que o rapaz havia falecido há alguns meses, então, a proposta era para que Li Lan se tornasse uma noiva fantasma.

“Ele fumava ópio. Aquele era o primeiro cachimbo da noite, então imaginei que ele estivesse relativamente lúcido. Meu pai, com seus olhos tristes e a pele esburacada feito um caroço de damasco, era um erudito. Nossa família costumava ser bastante rica, mas nos últimos anos tinha decaído e agora estávamos no limiar da classe média.”
Um casamento fantasma é uma tradição comum nas comunidades chinesas no exterior da China Ocidental e consiste em casar dois recém-falecidos que não viveram tempo suficiente para se casar, pois acredita-se que as pessoas também precisam ter uma vida em matrimônio no mundo dos espíritos. Até mesmo uma pessoa viva pode casar-se com um morto, que é o caso de Li Lan, podendo assim herdar todos os bens da família do noivo.

Ela recusa o pedido, mas acaba indo conhecer a residência dos Lim após receber um convite da família para jogar mahjong, conhecendo assim a Senhora Lim, mãe de Lim Tian Ching, uma mulher de semblante triste e deprimida pela morte do filho, com a qual conversa sobre os encantos da casa, propostas de casamento e assistem aos jogos. Até que em um determinado momento, a Senhora Lim pede a Li Lan uma fita de seu cabelo. A partir daquela noite, Li Lan passa a ter visitas do falecido Lim Tian Ching em seus sonhos e a adentrar nesse mundo espiritual que a leva a locais e experiências jamais vividas.
“Eu não posso me casar com você.”
Seu rosto se contraiu. “Eu sei, é um pouco difícil comigo estando...”, e balançou as mãos, como se não quisesse completar a frase, e continuou, “mas isso não é problema. Muitos amantes têm conseguido superar esse obstáculo.”
A Noiva Fantasma é um daqueles livros que te jogam de cabeça dentro daquele mundo e te fazem sentir-se inserido nele, vivenciando cada momento e cada passo da protagonista. Li Lan é uma personagem que foi praticamente criada por sua amah, após a morte da mãe, mas também foi muito bem educada por seu pai, que a ensinou a ler e escrever, tendo sido despreocupado apenas em procurar um bom partido para a filha que já passava dos 17 anos. Apesar disso, ela não tem medo de se arriscar e tomar suas próprias decisões, uma jovem muito corajosa.

A narrativa de Yangsze Choo se mostra encantadora, criando uma realidade alternativa e sobrenatural fascinante, repleta do folclore e cultura chinesa, dentro de um ambiente intrigante onde o leitor imerge em um mundo nunca antes visitado. Sem dúvida uma das mais promissoras escritoras da atualidade.
A edição publicada no Brasil é da editora Darkside Books, que dá um show de qualidade, trazendo um material de capa dura emborrachada, com um design muito bonito, com uma imagem da jovem Li Lan rodeada por origamis, um clima bem fantasmagórico e com uma fita marca-página azul clara muito útil. No interior temos notas do tradutor durante os capítulos, que ajudam a entender o significado de alguns termos e locais descritos na história. Cada capítulo vem com o desenho de um origami, que, a propósito, nós mesmos podemos montá-los com as páginas que vem no final do livro, onde além de ensinar a dobradura, deixa a mensagem de que eles devem ser dados a alguém que você ame e lhe inspire.
Pra quem gosta de romance e histórias sobrenaturais, esta trama é um prato cheio. Você vai se encantar com essa jovem e suas decisões destemidas. Ótima recomendação de leitura.
*Este livro foi recebido de parceria*
Nenhum comentário:
Postar um comentário